#TUnasaguasdapaz

Mostra de fotografias produzidas com celular celebra a paz e a união entre os povos do Brasil e do Japão



 

Em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em homenagem ao Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear e pelo movimento permanente pela Cultura de Paz, a Associação Japonesa de Santos (AJS) lança, no dia 13 de setembro, às 19 horas, uma mostra de fotografias de celular que exploram a "Paz" como tema central.

 

A iniciativa é uma parceria da AJS com o coletivo TUmobgrafia, a Biografia Foto Estúdio e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Santos/SEGOV, motivada pelas iniciativas do Município de Santos como membro da Rede Internacional Prefeitos pela Paz e com o apoio das Secretarias de Esporte e de Cultura do Município.  

 

Batizada de #TUnasaguasdapaz, a mostra é fruto de uma ação fotográfica promovida pelos membros da TUmobgrafia, iniciada durante o I Festival Náutico pela Paz, realizado em Santos no início do mês de agosto, e que reuniu 250 surfistas participantes do Festival Longboard Feminino Prancha Oca e 150 remadores de todas as oito escolas de remo santistas e uma do Guarujá, em um ato pacífico em memória às vítimas dos ataques nucleares que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, em Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

 

Durante a Cerimônia das Águas, uma amostra do mar de Santos, coletada na Ponta da Praia, foi levada em um desfile de canoas até o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino. Sob o Monumento da Imigração Japonesa, a água salgada foi misturada a uma amostra de água doce, simbolizando a famosa Fonte do Itororó, por autoridades municipais e representantes da comunidade japonesa em Santos, de gerações diferentes.

 

A mistura, armazenada em uma garrafa hermeticamente fechada, será levada pessoalmente a Hiroshima em outubro, por uma emissária da administração municipal. O gesto, simbólico, representa o desejo dos santistas em celebrar a união dos povos japonês e brasileiro por meio da principal via de conexão: o mar. Mar que nós, humanos, dividimos em oceanos, como o Atlântico que banha as costas brasileiras; e o Pacífico, que banha a Terra do Sol Nascente. Mas que, para a Natureza, sem divisões, são um único e gigante oceano que nos conecta.

 

A ação promovida pela TUmobgrafia estendeu-se até o dia 20 de agosto e reuniu imagens diversas, produzidas por membros do coletivo residentes em Santos, Capital Paulista, interior de São Paulo e até na China.

 

Ao todo, 31 fotógrafos profissionais e amadores, que utilizam o celular como ferramenta fotográfica, tiveram fotos selecionadas para a mostra. Assim, o público poderá apreciar as imagens capturadas durante o evento náutico e também cenas, situações e objetos que simbolizam, para cada fotógrafo, o foco central da ação: a "Paz".

 

O lançamento da exposição acontecerá no dia 13 de setembro, às 19 horas, na sede da AJS, que fica na Rua Paraná, 129, na Vila Mathias.

 

A entrada é franca.

 

A mostra poderá ser visitada na AJS até o dia 15, nos seguintes horários: sexta, das 8h às 18h, e, no sábado, das 8h às 14h.

 

Na sequência, a exposição irá itinerar para espaços expositivos escolhidos pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Santos/SEGOV.

 

As novas datas e locais da exposição #TUnasaguasdapaz serão divulgados em breve.

 

Ainda este ano, as fotografias serão enviadas para o Japão, como um presente em respeito às municipalidades de Hiroshima e Nagasaki (cidade-irmã de Santos).

 

SERVIÇO:

 

O que: Lançamento da “Mostra Fotográfica #TUnasaguasdapaz”

Data: 13 de setembro, 2018

Horário: 19h

Local: Associação Japonesa de Santos

Endereço: Rua Paraná, 129 – Vila Mathias - Santos

Período de visitação: de 13 a 15 de setembro, 2018

Horários:

13 set – quinta – lançamento da mostra

(Na ocasião, a santista Raquel Iraha, que participou de intercâmbio em Hiroshima, fala sobre sua experiência)

14 set – sexta – das 8h às 18h

15 set – sábado – das 8h às 14h

No último domingo, dia 05 de agosto,  a convite da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Santos, formamos  uma equipe com 22 fotógrafos mobile para juntos registrarmos o I Festival Náutico pela Promoção da Paz. Realizado em homenagem ao “Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear” e aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a cobertura mobgráfica oficial que realizamos nos deu a oportunidade de fotografar uma sequência de cenas incomuns e ricas em detalhes, que tiveram início com um desfile de canoas e o Festival Prancha Oca de Surf Feminino e culminaram com exibições de dança típica japonesa que preparavam o momento de apresentar o grande destaque dessa homenagem: o encontro das águas doces dos rios com as águas salgadas do mar. 

 

A água salgada, recolhida na Ponta da Praia, foi trazida em uma garrafa até o Parque Roberto Mário Santini (Emissário Submarino) durante o desfile de canoas, por um grupo de remadores. Seguindo antigas tradições polinésias, os remadores foram recebidos por um corredor de pranchas fincadas na areia e, na presença de autoridades e representantes da comunidade japonesa, a água foi misturada a uma outra amostra, de água doce (simbolizando a antiga Fonte do Itororó), que será encaminhada em outubro a Hiroshima, no Japão, como símbolo de respeito e apoio à missão pelo desarmamento nuclear e promoção da paz entre os povos. Assim começou esta ação.

 

Agora temos o prazer de anunciar que ela ganhou um nome e seguirá para além dos horizontes que havíamos previsto. Assim, a TUmobgrafia está lançando hoje, dia 06 de agosto de 2018, a hashtag #TUnasaguasdapaz. Postem quantas fotos quiserem em nosso grupo no Facebook ou em seus perfis públicos do Instagram, que tenham como tema a “PAZ” e que apresentem ,de alguma maneira, como elo de ligação e significação das imagens, o elemento “ÁGUA”.  

 

3, 2, 1, valendo!

 

O prazo final para postagem é o dia 20 de agosto de 2018. Fiquem ligados em nossos posts, pois em breve informaremos mais detalhes sobre esta ação.

 

TU pode! TU faz! TUmob

 

#TUnasaguasdapaz

Olá, TUmobs!

Ontem (08/08/2018) estivemos reunidos com a presidente da Associação Japonesa de Santos (AJS), Marise Harue Hirose Hashimoto, e a coordenadora de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Santos, Paula Quagliato, para decidir sobre os rumos da ação #TUnasaguasdapaz. Estiveram presentes também membros da AJS e a arquiteta da Prefeitura, Flávia Neves Dantas.

A ação #TUnasaguadapaz é uma homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e ao Dia Internacional da Luta pelo Desarmamento Nuclear, datas que foram celebradas em Santos, no último domingo, em um grande evento náutico, que contou com a participação de TUmobs que vivem na Cidade. O município japonês Nagasaki, cidade-irmã de Santos, foi vítima (assim como Hiroshima), de um bombardeio nuclear, durante a Segunda Guerra Mundial, que deixou um rastro de morte e destruição, provocando marcas indeléveis nos corpos, mentes e corações dos japoneses. 

Como forma de prestar homenagem a essas cidades e a toda a nação japonesa, Santos está enviando a Hiroshima, em Outubro, uma pequena garrafa que contém uma mistura de amostras de água doce (representando a famosa Fonte do Itororó); e salgada, do mar, retirada da Ponta da Praia. O gesto, simbólico, representa o desejo da municipalidade santista em celebrar a união dos povos japoneses e brasileiros por meio da principal via de conexão: o mar. Mar que nós humanos, dividimos em oceanos, como o Atlântico que banha as costas brasileiras; e o Pacífico, que banha a Terra do Sol Nascente. Mas que, para a Natureza, são um único e gigante oceano, sem divisões.

Convidada pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Santos a participar dessa homenagem aos nossos irmãos do Oriente, a TUmobgrafia imediatamente abraçou a ideia. Afinal, somos um grupo cuja célula principal se iniciou em Santos, no Litoral Paulista, mas cujo corpo hoje se estende até outros países do Mundo, através da Internet. O grande oceano de dados em que navegamos todos os dias. Assim, lançamos a ação #TUnasaguasdapaz. Que se iniciou com a cobertura mobgráfica do evento oficial e agora começa a ganhar novos rumos, um novo alcance, além do horizonte…24 horas à frente! 😉

Brasileiros e amigos fora do Brasil...vamos defender a PAZ!

Fiquem ligados em nossos posts. Ainda hoje apresentaremos mais novidades sobre esta ação.

#TUnasaguasdapaz

🇧🇷️🇯🇵️

.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Hello, TUmobs!

 

Yesterday (2018, 08/08) we met with the president of the Japanese Association of Santos (AJS), Marise Harue Hirose Hashimoto, and the Coordinator of International Affairs of the Municipality of Santos, Paula Quagliato, to decide on the directions of the new action of TUmobgrafia, #TUnasaguasdapaz. Also present were members of the AJS and the architect of the City Hall, Flávia Neves Dantas.

The #TUnasaguadapaz action is a tribute to the 110 years of the Japanese Immigration in Brazil and the International Day for the Total Elimination of Nuclear Weapons, dates that were celebrated in Santos, last Sunday, in a great nautical event, with the participation of TUmobs that live in the City. The Japanese city of Nagasaki, a sister city of Santos, was a victim (as well as Hiroshima) of a nuclear bombing during World War II that left a trail of death and destruction, causing indelible marks on the bodies, minds and hearts of the Japanese people. 

As a way of paying homage to these cities and to the entire Japanese nation, Santos will send to Hiroshima in October a small bottle containing a mixture of fresh water samples (representing the famous Itororó Fountain); and salty, of the sea, taken from Ponta da Praia. The gesture, symbolic, represents the desire of the municipality of Santos to celebrate the union of the Japanese and Brazilian peoples through the main route of connection: the sea. Sea that we humans, we divide in oceans, like the Atlantic that bathes Brazilian coasts; and the Pacific, which bathes the Land of the Rising Sun. But, for Nature, they are just a single, giant ocean, without divisions.

Invited by the Coordination of International Affairs of the Municipality of Santos to participate in this homage to our brothers from the East, TUmobgrafia immediately embraced the idea. After all, we are a group whose main cell started in Santos, a little island on the Southeast Brazil Coast, but which body now extends to other countries of the World, through the Internet. The great ocean of data in which we sail every day. Thus, we launched the #TUnasaguasdapaz action. Action which started with the photographic coverage of the official event and now begins to gain new directions, a new goal, beyond the horizon ... 24 hours ahead! 😉 😉

Brazilians and friends outside Brazil...Let's stand for PEACE!

Stay tuned in our posts. Even today we will present more news about this action.

#TUnasaguasdapaz

🇧🇷️🇯🇵️