Exposição #pelobairrovalongo

Considerado o mais antigo - e outrora um dos mais aristocráticos bairros da cidade de Santos -, o Valongo vivenciou diversas transformações ao longo dos séculos, que ajudaram a moldar as características que apresenta hoje. Durante o século 16, recebeu engenhos, com seus senhores e escravos. Três séculos depois, o café mudaria a paisagem quase rural daquela região da cidade de forma radical, com a construção dos casarões que abrigavam os barões do café e suas famílias. 

Já no século XX, iniciou-se o processo de degradação do bairro, com a instalação de cortiços, oficinas, borracharias e estacionamentos nos antigos casarões. Atualmente, no século XXI, o Valongo demonstra novamente sinais de transformação. As promessas de exploração do pré-sal atraíram investimentos e assim, vizinhos aos imóveis antigos, surgiram um museu, um edifício empresarial e até um hotel de grande porte. E, há pouco mais de seis meses, uma barbearia.

Localizado no número 29 da Rua São Bento, o imóvel onde os empresários Anderson Silva e André Garrido montaram a Barbearia Santista completa 100 anos e passa por um processo de restauro. Curiosamente o casarão histórico, que abrigou no passado a família de um imponente barão do café, foi o local escolhido para a primeira exposição do Litoral Paulista dedicada exclusivamente à fotografia mobile. Promovida pelo TUmobgrafia, a mostra #pelobairrovalongo fez parte da primeira edição do Valongo Festival Internacional da Imagem, incluída na programação de exposições da Estação MOBgraphia.

O TUmobgrafia (TUmob) é um movimento nascido em Santos, com a finalidade de promover a fotografia produzida em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e estimular a criatividade e novos olhares sobre fatos, cenas e objetos do cotidiano. 

Assim, o objetivo da exposição, batizada de #pelobairrovalongo, é documentar o processo de transformação do bairro nos dias atuais e, ao mesmo tempo, revelar a sensibilidade de olhares tão diversos quanto particulares dos oito fotógrafos selecionados para a mostra. 

Cada participante retrata na mostra quatro imagens que representam uma faceta do seu olhar sobre as cenas, personagens e cenários do Valongo. A seleção das fotos contou com a curadoria dos fotógrafos Luiz Fernando Menezes, Tom Leal e André Luiz Saleeby, que se uniram à designer gráfica Monica Sobral e ao jornalista Maurício Businari, para fundar o TUmobgrafia. 

Quando: de 12 a 16 de Outubro

Onde: Rua São Bento, 29, Valongo, Santos, SP

Inauguração: 12 de Outubro, às 15 horas

Conheça a história de #pelobairrovalongo  

Apresentamos os oito fotógrafos que participam da mostra e os 32 trabalhos selecionados para a exposição. Saiba mais clicando nas imagens.