CIDADES CRIATIVAS

Em 2017, a TUmobgrafia  foi convidada a integrar o seleto grupo de parceiros do projeto "Santos Cidade Criativa", que faz parte do programa "Cidades Criativas", criado e gerenciado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

 

O Programa "Cidades Criativas" é uma iniciativa que reúne municipalidades de diversos países, regiões, níveis de renda, capacidades e populações, com o objetivo de realizar um trabalho conjunto no campo das indústrias criativas. Essa rede tem como meta desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico vital para o desenvolvimento sustentável. 

 

Em 2015, a cidade de Santos entrou para o grupo das “Cidades Criativas do Cinema”, sendo a única em toda América Latina. Neste quesito, que inclui todas as mídias audiovisuais, incluindo a Fotografia, o Município passou a ser um dos oito, em todo o mundo, a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, ao lado de Roma (Itália), Bitola (Macedônia), Sofia (Bulgária), Galway (Irlanda), Sydney (Austrália), Busan (Coréia do Sul) e Bradford (Inglaterra). 

 

O convite de participar do "Santos Cidade Criativa" partiu da secretária adjunta de Cultura do Município, Raquel Pellegrini, e da diretora do Escritório de Inovação Econômica de Santos, Niedja de Andrade e Silva Forte dos Santos - responsável pelo gerenciamento local do programa da UNESCO -, pelo relevante trabalho que a TUmobgrafia vem realizando em prol das atividades audiovisuais na Região. 

 

Com a adesão ao programa da UNESCO, a TUmobgrafia assume a responsabilidade de criar e gerir ações sempre inovadoras, com foco preferencial em projetos audiovisuais voltados ao fomento da Educação, Ciência e Cultura. Outra referência de atuação serão as atividades focadas na economia criativa, no aspecto colaboracional das relações sócio-econômicas no século 21.